Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

terça-feira, 10 de junho de 2014

RELATÓRIO DO ROTEIRO CAMINHO DAS ARTES

การท่องเที่ยวและสิ่งแวดล้อม

No dia 16 de maio de 2014, as das nove horas da manhã, os acadêmicos do Curso de Turismo e Meio Ambiente da UNESPAR, juntamente com os professores e representantes da Secretaria da Cultura, foram conduzidos a alguns pontos da cidade de Campo Mourão com o objetivo de conhecer os atrativos, avalia-los e inseri-los num roteiro turístico com intuito de incrementar os atrativos que a Cidade possui.

O primeiro local visitado pelos acadêmicos foi o Teatro Municipal, que conta com uma ampla instalação e tem capacidade para 470 lugares e realiza anualmente a temporada de Teatro que reúne um grande numero de artistas. Quanto ao espaço do local, ele possui cerca de 1.500 metros de área construída.

Todos se reuniram no teatro citado acima, para que pudessem conhecer um pouco mais sobre os problemas enfrentados na construção do mesmo, logo, ter ciência das necessidades que o mesmo tem para com os investimentos em infraestrutura. Em seguida os acadêmicos se deslocaram no ônibus disponibilizado pela empresa Nordeste, o mesmo passou de frente à Igreja Ucrâina, que está localizado na área central da cidade, mais precisamente na Avenida Manoel Mendes de Camargo. Por questão de tempo não puderam adentrar à igreja, porém, existe a possibilidade da mesma ser inserida no trajeto.

Outro local que os acadêmicos também não adentraram foi o Espaço Sou Arte, que está localizado na Avenida Jose Custódio de Oliveira, na área central da cidade. O terceiro local a ser visitado foi a Biblioteca Municipal, lá os acadêmicos foram bem recepcionados e puderam conhecer a história dessa biblioteca. A mesma surgiu graças à ação da comunidade que tiveram a iniciativa de não deixar que a herança do povo Paranaense, logo, Mourãoense se perdesse com tempo. Segundo relataram fora realizado uma festa onde a única exigência era que levassem um livro e foi a partir daqueles livros coletados é que se originou o acervo existente hoje.

Próximo à biblioteca estão algumas obras tombadas, como: o Chafariz e o Coreto. Possui também a rodoviária central, a Catedral São José que é um atrativo para turistas religiosos e que segundo Santos Junior (2010) sua construção é uma réplica da Igreja de São Bento do Sul no Rio Grande do Sul, porém, não é só por esse motivo que chama a atenção, mas sim por sua arquitetura. “Ela foi fundada em 8 de dezembro de 1942, por D. Manoel Koemer e instalada em 19 de março de 1943, na praça de mesmo nome, junto à outro espaço público a Praça Getúlio Vargas, no centro. Sua construção começou em 1942 e foi inaugurada em 1968.” (PREFEITURA DE CAMPO MOURÃO, 2014). Acredita-se que seria de grande valor acrescentar a Catedral e os monumentos tombados no Caminho das Artes, pois é um patrimônio cultural e agrega valores tanto a cidade quanto as pessoas que os visitam.
Catedral São Jose e do lado direito o Chafariz

 Em seguida, os acadêmicos se deslocaram a pé até o museu que fica próximo aos locais citados acima, ao chegarem, foram recepcionados pela Sra. Edina Simionato, que é funcionária publica, concursada pela FUNDACAM e que atua como coordenadora do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, há mais de 19 anos. A Sra. Edina fora receptiva para com todos os presentes nesse dia. Ela ajudou com que os acadêmicos absorvessem o máximo possível da história dos pioneiros e da evolução que a cidade de Campo Mourão obteve.

Todos foram direcionados para pequenas galerias onde estavam expostas algumas makets de casas de madeiras, a antiga rodoviária e delegacia. Estavam expostos alguns discos de vinis, fotografias de casas antigas, muitas delas inclusive ainda existem. Observaram também coleções de ferros de passar roupas, alguns rádios, uniformes de prefeitos, retratos, óculos, enfim, diversos utensílios utilizados pelos ancestrais Mourãoenses.

Após visita ao museu, todos seguiram de ônibus à Escola Municipal de Arte Circense que está localizada próximo ao Bosque. Os principais projetos desenvolvidos é a trupe de Circo FUNDACAM, Trupe de Bairros e formação básica para as artes circenses. (FUNDACAM, 2014). Para recepcionar os acadêmicos, os artistas circenses prepararam algumas apresentações que deixaram todos impressionados com as técnicas que os mesmos possuem. Ressalta-se que um dos artistas chama-se Vanuza Eloíza que é Turismóloga, formada pela UNESPAR.

O último local visitado foi à Casa da Música, que finalizou o roteiro com um conserto. Para concluir o relatório, é importante deixar claro que todo o trajeto percorrido é seguro. A infraestrutura das ruas estão em perfeito estado, no entanto, deixou a desejar no quesito sinalização. As placas de sinalizações de velocidade e de preferenciais não estavam bem visíveis, pois estavam cobertas por galhos de árvores ou amassadas por vândalos.
Capela Nossa Senhora da Aparecida em Campo Mourão - PR
Para finalizar, acredita-se que incluir as visitas em locais com obras tombadas agregaria mais valor ao roteiro, como já citado anteriormente. Também poderia complementar o Roteiro a Capela Nossa Senhora da Aparecida, a Gruta da Paróquia do Jardim Santa Cruz, Paço Municipal e o Bosque.






Capela no Jardim Santa Cruz











Por: Edilson Luis Fernandes, 2014.



REFERÊNCIA

FUNDACAM. Disponível em: <http://campomourao.pr.gov.br/fundacam/circense.php> Acesso: 07 de junho de 2014.

PREFEITURA DE CAMPO MOURÃO. Disponível em: < http://campomourao.pr.gov.br/turismo/catedral.php > Acesso: 07 de junho de 2014.

SANTOS JUNIOR. Jair Elias. Patrimônio Cultural: um retrato de Campo Mourão. Campo Mourão, PR: Edição do autor, 2010.


Um comentário:

Anônimo disse...

Morei em campo mourão, é minha terra natal. Que saudade...
Parabéns pela iniciativa.
Luciana Steves

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres