Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

COMCAM FEST


Essa postagem apresenta o evento regional COMCAM FEST, que aconteceu esporadicamente em três municípios: (Campo Mourão, Goioere e Ubiratã)
Folder de divulgação do evento ocorrido na Cidade de Goioerê.
Fonte: ilivaldoduarte.blogspot.com.br
que são pertencentes à região da COMCAM. A região centro ocidental do Paraná corresponde ao que se denomina COMCAM – Comunidade dos Municípios de Campo Mourão, que foi fundada em 30 de julho de 1969 e institucionalizada em 26 de fevereiro de 1986.
A mesma trata-se de uma organização não-governamental que promove a integração administrativa, econômica e social dos municípios situados na região de Campo Mourão, que é onde está sua sede.
Os municípios filiados são: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goio-erê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D`Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã, portanto, totalizando 25 municípios.
O primeiro evento aconteceu em 2008 em Campo Mourão, em 2010 aconteceu a segunda edição em Goioere e em 2011 foi a terceira e última vez que o evento aconteceu, em Ubiratã.
Com intuito de fomentar o turismo gastronômico na região, a COMCAM FEST fora idealizada. Cada município trazia um prato típico para a festa e parte da renda era revertida para obras de assistenciais sociais dos municípios. Podemos citar por exemplos que em 18 de agosto de 2009 fora vinculado nas mídias os elogios da ex-prefeita de Farol, Dina Cardoso para com a reversão de parte da renda dos pratos típicos em prol das APAEs da região (COMCAM, 2009). Porém, por conta da crise dos municípios, a festa foi cancelada.
Para entender um pouco mais sobre o turismo gastronômico uma autora faz a seguinte definição: “o turismo gastronômico é entendido como uma vertente do turismo cultural no qual o deslocamento de visitantes se dá por motivos vinculados às práticas gastronômicas de uma determinada localidade.” (GIMENES, 2009). Logo, os turistas se motivavam a participarem dessa festa gastronômica tentando conhecer um pouco mais da cultura de cada município e criando uma cultura própria da região.
Como citado anteriormente, cada município oficializou um prato típico, são eles: Arroz Tratoeiro (Araruna); Carneiro Recheado (Altamira do Paraná); Porco Garantido (Barbosa Ferraz); Vaca Atolada (Boa Esperança); Carneiro no Buraco (Campo Mourão); Cabrito Apressado (Corumbataí do Sul); Leitão à Pururuca (Engenheiro Beltrão); Pernil à Pururuca (Farol); Peixe na Cerâmica (Fênix); Leitão Maturado (Goio-erê); Leitoa Fuçada (Janiópolis); Leitoa Entrincheirada (Juranda); Boi na Brasa (Luiziana); Leitoa Mateira (Mamborê); Carneiro ao Vinho (Peabiru); Boi na Horta (Quarto Centenário); Tilápia no Tacho (Rancho Alegre do Oeste); Perohê (Roncador); Leitão à Campestre (Ubiratã) e Costela da Terra (Terra Boa).
Gimenes (2009) também ressalta a questão da potencialização dos atrativos nas localidades que tem como cerne as comidas e bebidas tradicionais. Ela cita que a gastronomia pode se tornar um importante atrativo cultural para o turismo, principalmente quando através dela, o turista passa a entender o seu valor e a maneira de como ela é realizada, remetendo a idéia de traços e expressões culturais onde ela acontece.
Outro fator importante é a infraestrutura dos locais que receberão os turistas. Quando a festa aconteceu em Campo Mourão, a mesma era realizada no Parque de Exposições Getulio Ferrari, onde sua localização é de pouco mais de 4 km do centro da cidade. Portanto, torna-se um local de fácil acesso para os moradores também da comunidade.
No entanto, apesar dos benefícios ocasionados pela realização da festa, os Prefeitos alegam crise e cancelam 2ª Comcam Fest, que seria realizada em outubro de 2009, junto com os festejos de aniversário de Campo Mourão. A decisão foi tomada durante reunião com os prefeitos envolvidos na Comcam. Eles alegaram que as prefeituras estavam cortando despesas, para compensar a queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municipios), e que seria um contra-senso realizar uma festa naquele momento. O cancelamento foi aprovado por unanimidade entre os 15 prefeitos presentes, segundo o jornal eletrônico Boca Santa.
O site Tribuna do Interior divulgou a entrevista realizada com o ex-prefeito Nelson Tureck, onde o mesmo dizia que as prefeituras estavam em situação difícil, e que o cancelamento da Comcam Fest havia sido decidido por unanimidade. Declarou também que os prefeitos não poderiam gastar com a festa, pois poderia faltar para outras necessidades básicas da população. (TRIBUNA DO INTERIOR, 2009).
Em relação a classificação do evento, como já citado acima, o evento é regional, abrange toda a região turística da COMCAM. Sua frequência, inicialmente, era pra ser anual, porém, aconteceu esporadicamente. Então pode ser classificada como esporádica. Sua função é a de promover cada cidade, interagindo os municípios entre si. O tipo de público é aberto e pagantes. A dimensão do evento é de grande porte.

Por: Edilson Luis Fernandes, Nayane Schamberlain e Raul Lennon
Formandos em Turismo e Meio Ambiente pela UNESPAR/Campus Campo Mourão, 2014
edilsonluis@gmail.com



REFERÊNCIAS


COMCAM. Disponível em: < http://www.comcam.com.br/site/noticia/878> Acesso: 04 de junho de 2014 às 23:35.
GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. O uso turístico das comidas tradicionais: algumas reflexões a partir do Barreado, prato típico do litoral paranaense (Brasil) – Revista Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 8-24, abril de 2009.

TRIBUNA DO INTERIOR. Disponível em: <http://www.itribuna.com.br/regiao/diante-da-crise-prefeitos-cancelam-comcam-fest-987/> Acesso em: 05 de junho de 2014

Nenhum comentário:

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres